24 de abr. de 2008

Temperamentos Humanos - Capítulo 6

Mistérios Revelados

Temperamentos Humanos – Capitulo 6

"A vida nada nos presenteia; tudo precisa ser conquistado!".
É de especial importância que a pessoa viva moderadamente,
moderação refina os sentimentos, desperta a capacidade,
anima a afetividade e fortalece a memória.

Os alimentos exercem uma influência direta nos temperamentos humanos. Desta forma, a maneira mais rápida de equilibrar o temperamento é através da alimentação, quando se compreende o processo que o metabolismo dos alimentos exerce dentro do ser humano, ativando as secreções internas das glândulas endócrinas. Conscientemente você tem as suas resistências, você identifica qual é o seu temperamento e através deste descobre o seu temperamento Oposto (oculto). É exatamente este Temperamento que você deve trabalhar para que o equilíbrio se estabeleça.

Cada alimento está relacionado com o seu ritmo de desenvolvimento e de crescimento natural mais rápido ou lento, com um dos quatro elementos da natureza (Terra, Água, Fogo e Ar), com uma cor típica do alimento, e com sua influência oculta no processo de nutrição humana. Até atingirmos tal ponto, demora-se um pouco. Devemos tentar harmonizar toda a nossa vida, empregando para isso todos os nossos esforços, não apenas viver sobriamente nossos ideais numa pequena parte do dia, mas dividir nossas ocupações, escolher nossos prazeres e mesmo regular nossa alimentação no sentido de tornarmos seres humanos auto-sustentados, para então podermos atuar na vida de uma forma mais eficaz.

Alimentos do Fogo: Carne de animais rápidos, carne vermelha (mal passada), ovo, alimentos ricos em proteínas animais e vegetais, pimenta, alimentos de cor vermelha e energéticos, alimentos de ciclo rápido, alimentos calóricos e excitantes, tudo que é estimulante.

Alimentos da Água: Verduras, hortaliças, sucos de liquidificador, peixes, alimentos liquefeitos, frutos do mar, chás, sopas, alimentos ácidos, alimentos de cor verde e calmantes como alface, alimentos de ciclo lento, cujo crescimento demora para atingir a superfície do solo.

Alimentos do Ar: Aves, frutas, folhagens, doces, sorvetes, massas, carboidratos, alimentos leves, alimentos adstringentes, alimentos de cor amarela / laranja, excitantes de ciclo rápido, alimentos que cresçam bem perto do sol, que medrem bem longe da terra, que amadureçam sob plena forças solares.

Alimentos da Terra: Raízes, cenoura, batata, nabo, beterraba, cogumelo, alimentos secos, alimentos pesados e concentrados, alimentos amargos, sal, alimentos envelhecidos, conservas e de ciclo lento, legumes que crescem sob a terra.

Os temperamentos Colérico e Melancólico podem ser vegetarianos, ao passo que os temperamentos Sangüíneo e Fleumático não devem ser vegetarianos. O regime ideal é um regime misto balanceado pelo tipo de temperamento, até predominar o sistema frugífero.

continua o assunto no próximo post Temperamentos Humanos - Capítulo 7

0 comentários:

Adhemar Ramos

Busca Bing
14/12/1942 - 04/02/2012
Até o seu último momento, formou livres pensadores ajudando no despertar de consciência da Obra do Eterno na Face da Terra "PAX". Estudioso de muitos anos sobre assuntos esotéricos. Membro da Sociedade Brasileira de Eubiose, instrutor e orientador nas escolas de iniciação eubiótica, divulgador de conhecimentos iniciáticos através de jornais, revistas, rádio, televisão e também através de palestras, cursos e workshop. Este conhecimento procurou divulgar através dos seus programas da Radio Mundial FM 95,7, onde abordava diversos temas esotéricos, deixando um legado de extremo valor.