11 de abr. de 2008

Temperamentos Humanos - Capítulo 1

Mistérios Revelados

Temperamentos Humanos - Capítulo 1
Quadro Síntese
Quando se trata em saber lidar com a vida,
o maior enigma do ser humano,
em sua fase física, é ele próprio.

Temperamento - É o conjunto das disposições orgânicas de um indivíduo, é o fator predominante em um indivíduo, seu caráter, sua índole, seu gênio, sua maneira de ser que juntos caracterizam a sua personalidade; é a tendência de humor do indivíduo.
O conhecimento dos temperamentos possibilita uma vida melhor envolvendo aspectos pessoais, conjugais, de amizades, sociais, profissionais e relacionamento em todas as áreas e níveis, com todas as vantagens de um melhor conhecimento humano.
A caracterização das pessoas. Comportamentos frente aos fatos da vida, ritmos de vida, modos de ser, maneiras de falar, de andar, de se expressar e de agir. Pessoas constantes que mudam pouco e pessoas inconstantes que mudam muito. Nós somos o que pensamos e sentimos.
Conhecer o seu temperamento é desenvolver o autoconhecimento; identificar e trabalhar qualidades; reconhecer e equilibrar defeitos; ativar dons e capacidades; potencializar valores pessoais e profissionais

Conhecer o temperamento do outro é entender as pessoas dentro e fora do ambiente; reconhecer qualidades pessoais e profissionais; identificar tendências e defeitos para serem trabalhados; relacionamento natural e sem conflitos.
O temperamento é inato, é o modo de ser que temos constitucionalmente, produzidos pela herança. O indivíduo nasce com um temperamento determinado. Nossos estados fisiológicos estão estreitamente ligados ao nosso comportamento. Todos nós temos qualidades e defeitos, portanto não podemos analisar uma pessoa na sua totalidade sem conhecer profundamente a teoria dos temperamentos. É necessário especificar que não existe nenhum temperamento em estado puro, sempre há um que domina, sendo muito difícil apresentarmos dois deles numa mesma equivalência. Cada um de nós possui a sua própria dosagem.
Os signos mostram as tendências do temperamento, mas o que prevalece são as influências recebidas na educação no período da infância.


"Conhece-te a ti mesmo". O conhecer a si mesmo é uma arte. Ninguém se conhece perfeitamente. Para isso, seria preciso ver-se como o próximo o vê, e isso apenas lhe daria um conhecimento imperfeito, pois o "outro" nunca está em condições de julgar.

O conhecimento dos temperamentos humanos é um facilitador para aplicar a inteligência emocional, tanto a inteligência intrapessoal para desenvolver a autoconsciência das emoções e dos fatores positivos e negativos do próprio temperamento, como a inteligência interpessoal para conhecer as emoções e os fatores positivos e negativos dos temperamentos de outras pessoas.

Inteligência emocional é aquela que se manifesta pelas atividades da mente e da emoção, de forma que o entendimento racional está presente e é levado ao entendimento simultâneo da emoção também presente, permitindo associar e direcionar ambas capacidades da mente e da emoção de forma consciente.

Mente e emoção são forças distintas, mas que se auto interferem. A mente não deve abafar a emoção, e a emoção não deve comandar a mente. As capacidades da mente e da emoção devem ser conhecidas, e a mente deve ser utilizada para conduzir e canalizar a emoção de forma apropriada à situação.

TODOS NÓS TEMOS OS 4 TEMPERAMENTOS, COM GRADUAÇÕES E PREDOMINÂNCIA DE ALGUNS. As pessoas normalmente possuem um temperamento marcante, traços de 2 adjacentes e nada ou quase nada do temperamento oposto, conhecido como temperamento oculto.


As 7 principais glândulas endócrinas e seus hormônios

Funcionamento excessivo e deficiente


Vícios e Virtudes


Link do Formulário para Análise e diagnostico do seu Temperamento.

http://www.4shared.com/file/92412712/27886db2/ANLISE_DO_TEMPERAMENTO.html

A melhor maneira de descrever cada temperamento é através do agrupamento de suas características mais típicas e marcantes, como pelo tipo físico, pelo modo de andar, pelas expressões faciais, pelas mãos, pelo modo de falar, entre outros, e principalmente pelo comportamento nas situações.

A variedade de forças supridas pelos tipos de temperamentos mantém o mundo a funcionar adequadamente. Nenhum temperamento é mais atraente do que o outro. Cada um possui suas forças e coopera com a vida da sua maneira.

OBS.: Se você fez a sua auto análise corretamente, conforme formulário do link acima: Análise do Temperamento - DIAGNÓSTICO / RESULTADO) você pode apurar qual é o seu temperamento ao qual relataremos suas características (continua o assunto no próximo post Temperamentos Humanos - Capitulo 2).

Fontes:

- Apostila do Curso sobre Diagnóstico e Trabalho com os Tipos e Temperamentos Humanos. Instutor: Adhemar Ramos. (Abril / Maio - 2002)

- Livro: Os Temperamentos - A Face Revela o Homem - II - Norbert Glass - Editora Antroposófica.

- Livro: O mistério dos Temperamentos - As bases anímicas do comportamento humano - Rudolf Steiner - Editora Antroposófica.

- Pesquisas na Internet.

0 comentários:

Adhemar Ramos

Busca Bing
14/12/1942 - 04/02/2012
Até o seu último momento, formou livres pensadores ajudando no despertar de consciência da Obra do Eterno na Face da Terra "PAX". Estudioso de muitos anos sobre assuntos esotéricos. Membro da Sociedade Brasileira de Eubiose, instrutor e orientador nas escolas de iniciação eubiótica, divulgador de conhecimentos iniciáticos através de jornais, revistas, rádio, televisão e também através de palestras, cursos e workshop. Este conhecimento procurou divulgar através dos seus programas da Radio Mundial FM 95,7, onde abordava diversos temas esotéricos, deixando um legado de extremo valor.